A qualidade dos veículos, o arrojo da tecnologia e, sem dúvida, a capacidade de entender o que o cliente deseja, transformaram a VOLKSWAGEN em uma marca próxima, amigável e perfeita para a sua vida. Mas acima de tudo, em uma marca onde a confiança é o maior pilar de relacionamento com seus consumidores.
Evolução do Logótipo
O logótipo da Volkswagen é bastante simples: um V em cima de um W, cercado por um círculo e um fundo azul. Ainda assim, este é um dos símbolos mais famosos do mundo.
A história do logótipo da Volkswagen é, na verdade, alvo de alguma controvérsia. A história oficial diz-nos que este logótipo foi, supostamente, o resultado de uma competição entre o pessoal do escritório da VW, na qual o vencedor ganharia 50 marcos. Essa pessoa seria Franz Xaver Reimspiess, o engenheiro que também melhorou o motor do Beetle em 1930. O logótipo foi registrado em 1938.
Todavia, o sueco Nikolai Borg reclama os direitos legais sobre o logótipo, afirmando que supostamente teria recebido ordens para começar a desenvolver o emblema VW em 1939. Borg tentou executar uma ação legal contra a VW para que pudesse reaver os direitos de autor, mas a ação não obteve resposta. Portanto, a história da Volkswagen ainda nos diz que o autor do logótpo é Reimspiess.
Desde então, o logótipo sofreu pequenas alterações ao longo do tempo: preto sobre branco, em seguida azul sobre branco e branco sobre preto ou azul. Foi adaptado às necessidades próprias e tecnologias da marca. No final, o azul era a cor escolhida e agora associada à identidade da Volkswagen: amigável, essencial e inovadora. Atualmente e desde o ano 2000, o logótipo tem uma aparência mais tridimensional, combinando os altos padrões da marca com a sua familiaridade.
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