segunda-feira, 30 de junho de 2014

Coca-Cola




A invenção de um líquido em uma tarde de verão no ano de 1886 viria a se tornar parte da história do mundo e das civilizações. Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca conhecida por 99,9% da população mundial. Que dificilmente alguém nunca comprou. A COCA-COLA tem consumidores do Tocantins ao Timor Leste. No mais remoto local deste planeta, você será capaz de achar uma. Além disso, pode ser encontrada desde o mais requintado ambiente até o mais simples estabelecimento comercial. Esta é a democrática COCA-COLA.

Evolução do Logótipo
O primeiro logotipo da COCA-COLA, que data de 1886, era escrito em letras retas. Ele apareceu pela primeira vez em um anúncio no jornal Atlanta Journal Constitution. Foi somente em meados de 1887 que o famoso logotipo da marca, criado por Frank Mason Robinson, contador e sócio da empresa, surgiu oficialmente. Nos anos seguintes esse logotipo teve pequenas variações de acordo com suas aplicações. Na década de 1940, o logotipo ganhou letras mais finas, muito semelhante as atuais.








A partir de 1958 o logotipo foi utilizado dentro de uma forma vermelha, que ganhou o apelido de“Fishtail”. Em 1969 o tradicional logotipo ganhou uma famosa “Onda”, quando Lippincott Mercer, responsável pela identidade visual da COCA-COLA, queria dar mais consistência a marca. Em 1985, com a mudança de fórmula do produto, e o relançamento com o nome de NEW COKE, surgiu também o logotipo com a palavra COKE. Em 1987, o badalado escritório de design Landor, querendo dar mais consistência a identidade da marca, trouxe de volta o tradicional logotipo com a onda e a palavra COKE escrita abaixo.







No início da década de 1990 foi utilizado o logotipo redondo com uma garrafa do produto e a tradicional assinatura. Com a chegada do novo milênio ocorreu uma nova alteração com a palavra CLASSIC sendo acrescentada ao logotipo e a volta do fundo vermelho e da tradicional onda. O atual logotipo foi adotado no ano de 2007, e se assemelha muito com o criado por Frank Robinson há mais de 120 anos atrás.






sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pepsi



Uma rival forte e agressiva para a Coca-Cola, que busca na nova geração sua gama de consumidores, utilizando astros da música e do futebol em comerciais cinematográficos, ousados e muitos deles provocativos. PEPSI é uma marca autentica cada vez mais percebida pelos consumidores como inovadora, jovem e cheia de energia. Tem um sabor único de cola, que mata a sede e é ótima pra acompanhar qualquer refeição. A PEPSI-COLA é assim. É pura atitude.

Evolução do Logótipo
Em 1898, Bradham usou um rabisco manuscrito como primeiro logotipo da Pepsi. Quando sua empresa se estabeleceu e as pessoas começaram a desfrutar de sua bebida, Bradham decidiu alterar o logótipo da Pepsi em uma versão mais personalizada do logo anterior. Assim, em 1905, um logótipo manuscrito modificado foi introduzido, seguido por uma segunda mudança no logotipo da Pepsi em 1906, com a inclusão do slogan, "The Original Pure Food Drink" (A original bebida alimentícia pura), na mesma.Em 1943, o logotipo da Pepsi incluiu uma visual de “tampa de garrafa” que incluía o slogan, "Bigger Drink, Better Taste" (bebida maior, sabor melhor). Mais tarde, em 1962, o logotipo da Pepsi foi substituído por duas marcas de olho de boi cercando "Pepsi", e depois novamente em 1973, com o logotipo da Pepsi “encaixotado” em letras menores.Em 1991, a Pepsi comemorou a evolução do seu logotipo manuscrito, apresentando um design de logo com uma fonte caixa alta em itálico. Mais tarde na festa de 100 anos da empresa em 1998, a Pepsi-Cola apresentou um novo logotipo que simboliza a inovação da marca e reconhecimento mundial.




quarta-feira, 25 de junho de 2014

Canon





Pioneira desde a captura de imagem à impressão, transmissão e partilha, passando pela manipulação e gestão de imagens, a CANON propõe tecnologias de elevada qualidade para todos os setores de atividade em todo o mundo.


Evolução do logótipo
O primeiro logotipo adotado pela marca japonesa era a imagem da Deusa Budista da Misericórdia: Kwanon, que possuía 1.000 braços e cuspia fogo, o que justifica as chamas que faziam parte do logotipo.





Em 1935, não somente o logotipo, mas também o nome da empresa foi modificado para CANON. O logotipo, que representava as perspectivas globais da empresa, foi desenhado por um designer especializado em publicidade, onde a letra C ganhava enorme destaque. Uma nova e sutil mudança ocorreu em 1953. Pouco depois, em 1956 surgiu o logotipo atual da marca CANON. Atualmente, este logotipo com sua coloração vermelha viva é reconhecido nos quatro cantos do mundo.




Nikon





Câmeras fotográficas, lentes, flashes, filtros, binóculos, microscópios e instrumentos de medida. Quando o assunto é imagem e ótica, a japonesa NIKON é especialista em desenvolver produtos que proporcionem a máxima qualidade diante do olho humano, melhorando assim a experiência de imagem e auxiliando na obtenção dos mais incríveis resultados. A NIKON atingiu um nível de excelência ótica sem paralelo, com milhões de consumidores e clientes profissionais fiéis, conquistando status de marca de qualidade superior que continua sendo uma potência no segmento de equipamentos ótico e fotográfico.


Evolução do Logótipo
A marca alterou sua identidade visual algumas vezes ao longo dos anos. A atual identidade visual da marca NIKON foi introduzida em 2003, com uma pequena modificação de seu logotipo. A tradicional cor amarela e a tipologia da letra foram mantidas, mas o logotipo ganhou traços brancos.




Fujifilm




Com sede na cidade de Tóquio, no Japão, a FUJIFILM Corporation é uma das maiores multinacionais do mundo nos segmentos de imagem e informação. Fundada em 1934, atualmente está presente em 25 países, como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Indonésia, China, Coréia e Brasil, somando 12 unidades fabris.
Pela sua abrangência e filosofia de trabalho, a FUJIFILM está em total sintonia com o mercado, sendo pioneira no desenvolvimento de tecnologias digitais e a maior produtora mundial de produtos fotosensíveis.


Evolução do Logótipo
A FUJIFILM passou recentemente por uma grande reformulação visual em sua marca. A empresa foi fundada em 1934 numa pequena cidade japonesa localizada na base do monte FUJI. Isso explica a sua primeira marca de raciocínio básico. Depois de algumas reformulações a marca chegou em 1980 ao símbolo que a fez conhecida, a 
caixinha de filme fotográfico em perspectiva”. Porém, em 2006, apresentou sua nova identidade visual, baseada exclusivamente em tipologia, eliminando a marca Fuji hexagonal vermelha, que lembrava uma câmera fotográfica. A explicação da empresa foi que durante os anos a FUJIFILM expandiu-se por diversos setores, deixando de atuar somente no segmento fotográfico. O design da letra i cortada no centro do logo em vermelho, expressa modernidade e o compromisso para o avanço tecnológico. Transmite confiança, empenho e determinação para uma contínua inovação. Ao mesmo tempo, a FUJIFILM continuou a usar a cor verde, porém num tom mais claro que o habitual, como uma de suas cores corporativas, que esteve presente em toda a história da empresa. O novo logotipo foi adotado oficialmente a partir de 1 de outubro de 2006.






Mitsubishi






Os veículos MITSUBISHI você vê nas ruas, nas estradas e, principalmente, fora delas. Emoção, velocidade, adrenalina. Para os proprietários de um automóvel MITSUBISHI a vida é uma grande aventura. “Carros que inspiram” é a filosofia utilizada pela marca japonesa para produzir seus veículos, que se baseiam em paixão, desempenho e perfeição, independente do terreno onde rodam.


Evolução Logótipo
O tradicional logotipo da MITSUBISHI foi criado em 1914 e é uma combinação dos brasões da fama de Yataro e do clã Tosa, do qual o fundador da empresa era servidor. O logotipo, conhecido como 
“Three Diamonds” (Três Diamantes), começou a ser utilizado oficialmente somente em 1917. Formado por um diamante de três pontas simbolizava a resistência e a preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: “Mitsu” (três em japonês); e “Bishi” (diamante). O logotipo atual da marca foi criado em 1985.




Opel





A tradicional montadora OPEL é um símbolo de inovação na Europa com seus carros versáteis, modernos e eficientes. Modelos como VECTRA, ASTRA, OMEGA, CORSA e ZAFIRA são vistos rodando em todas as ruas e estradas do velho continente.


Evolução do Logótipo
O logótipo da OPEL passou por inúmeras modificações até chegar na aparência dos dias atuais. A primeira significativa mudança ocorreu em 1937, quando foi introduzido um logotipo em homenagem ao Conde Zeppelin (grande orgulho dos alemães na época), que tinha como símbolo um dirigível estilizado. Depois de pequenas atualizações, o logotipo passaria por uma radical mudança em 1965, quando surgiu o famoso símbolo do raio (Blitz), baseado em um antigo modelo de caminhão da montadora na década de 30. Ao mesmo tempo, o símbolo também lembrava o Z de Zeppelin. Nos anos seguintes o logotipo passou apenas por modernizações, a última delas ocorrida recentemente.






Mercedes Benz




Seus automóveis são o sonho de consumo da maioria dos mortais que habitam este planeta, um forte simbolismo representado pela grade do radiador com sua grande estrela prateada no centro. Um MERCEDES-BENZ é destinado a quem tem paixão por automóveis e por todos os valores que a marca agrega. Desempenho, segurança, conforto, requinte, durabilidade e respeito ao meio ambiente consagraram a marca em todo o mundo. E fazem dela, vanguarda na criação e no desenvolvimento de carros de passeio. Antecipando sempre o futuro do automóvel.


Evolução do Logótipo
O mundialmente famoso símbolo da MERCEDES-BENZ teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler, apesar de ter aparecido pela primeira vez no ano de 1901 em um automóvel da marca. Foi inspirada em uma figura que ele havia desenhado em um cartão postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, pertencente ao logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém praticamente inalterada.




Audi




“Vorsprung durch Technik”. Traduzindo: Na Vanguarda da Tecnologia. Traduzindo melhor: AUDI. Ou melhor, o seu verdadeiro DNA. A montadora alemã, antes de vender automóveis, comercializa tecnologia, design, desempenho e conforto para satisfazer seus mais exigentes consumidores.


Evolução do Logótipo
Em 1985 ocorreu outra grande modificação com a adoção de um logotipo oval vermelho. Somente uma década mais tarde, em 1995, a marca alemã apresentaria o tradicional logotipo das quatro argolas em uma versão moderna e atual. Como parte das comemorações de 100 anos da marca, em 2009, a AUDI resolveu atualizar seu logotipo. Os famosos “quatro anéis” continuam, mas com um efeito cromado, deixando o logotipo mais tridimensional e com mais textura que o anterior. O nome da empresa foi movido para a esquerda e escrito com uma nova fonte. 



- 

BMW




Quando aparecer em um retrovisor as tradicionais grades dianteiras gêmeas, o motorista, por mais alienado que seja, sabe que ali atrás está um mito, uma das marcas mais influentes do mundo no setor automobilístico: BMW. E o melhor a se fazer é deixá-lo passar e contemplar seu designer sem igual, mesmo que por alguns rápidos segundos, antes que ele desapareça.



Evolução do Logótipo
O logotipo circular da BMW é uma lembrança do produto original produzido pela empresa alemã: o avião. Lembra uma hélice em rotação vista de frente. Isto porque muitos aviões eram pintados com as cores das suas regiões e aqueles da “Bavarian Luftwaffe” estavam pintados de azul e branco, correspondendo às cores do Brasão da Baviera. Diz-se que um piloto viu a hélice com alternados segmentos de branco e azul, e daí surgiu a idéia para a concepção do logotipo. Ele foi criado depois que Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15 de 1928. Ao longo dos tempos o logotipo sofreu pequenas alterações bastante suaves aos olhos dos consumidores.









terça-feira, 24 de junho de 2014

Alfa Romeo






A ALFA ROMEO é uma marca que encantou, e continua deslumbrando, a muitos pelo mundo afora. Existem características que sempre fizeram parte de uma imagem coletiva global da marca: o seu “cuore sportivo” (como diriam os italianos) ou coração desportivo (para nós brasileiros), vitalidade indomável, o som do motor, a elegância das formas e o design puramente italiano. Histórias contam que Henry Ford costumava tirar o seu chapéu cada vez que via um ALFA ROMEO passar, e que no dia que venceu a escuderia italiana, Enzo Ferrari chorou como um bebê. A empresa atravessou um século de uma mítica saga e muitas das suas páginas memoráveis contribuíram para a história dos automóveis.

Evolução do Logótipo

O logotipo da ALFA ROMEO teve sua origem no brasão de armas de Milão, cidade onde a empresa foi fundada. Do lado esquerdo possuía uma cruz vermelha que representava o heróico desempenho de Giovanni da Rho nas primeiras cruzadas do século 11. No lado direito possuía a imagem de uma serpente em homenagem a Ottone Visconti, fundador da tradicional família milanesa Visconti (idéia de um jovem designer do departamento técnico que reparou na serpente na torre de Filarete). Em 1915, Nicola Romeo comprou a empresa e seu sobrenome apareceu no logotipo da montadora italiana (no anel exterior).







sexta-feira, 20 de junho de 2014

Renault



Obsessão por qualidade. Materiais agradáveis ao toque, acabamento irrepreensível, comportamento dinâmico excepcional, designer revolucionário e qualidade tecnológica. Tudo isso pode ser encontrado, por exemplo, dirigindo um LAGUNA, CLIO, MÉGANE ou LOGAN, modelos que fizeram da RENAULT, uma referência no mercado automobilístico. A montadora francesa conta com a força e a originalidade da sua marca, com muitos produtos atrativos e de qualidade e com a sua presença internacional incontestável para conquistar milhares de apaixonados por carros.


Evolução Logótipo 
O primeiro logotipo da RENAULT era composto por dois “R”, em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa. Em 1906, o logotipo foi mudado para um automóvel. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa fabricou tanques para os Aliados, conhecido como Renault FT-17. Este era tão popular que, depois da guerra, a RENAULT realmente mudou seu logotipo para um tanque.







O logotipo atual consiste num losango, similar ao formato de um diamante. Ele foi adotado em 1925 para sugerir sofisticação e prestígio.





O logotipo moderno da RENAULT foi criado em 1972 por Victor Vasarely, considerado o pai da arte Op (ou arte óptica). Desde então, sofreu algumas mudanças em seu visual.




Peugeot





Durabilidade, visual moderno, linhas arrojadas, desempenho e inovação. Essas cinco qualidades estão sempre presentes em automóveis representados por três dígitos, como 206, 207, 307 ou 407, e que levam um pequeno leão como símbolo na grade frontal. Esses fatos transformaram a montadora PEUGEOT em um gigante mundial no setor automobilístico.

Evolução Logótipo 
A Peugeot é uma marca com mais de 200 anos de existência. Ao longo dos anos, a marca mudou e evolui, sempre agragando mais valor para os produtos da Peugeot, posicionando-a como uma das mais conhecidas marcas do mundo. O logo de leão da Peugeot foi criado em 1847 pelo joalheiro Justin Blazer, baseado na bandeira do Conselho Regional da França.


1850


Neste ano, a Pegeout passou a adotar publicamente três diferentes símbolos que simbolizavam a qualidade de cada produto. O leão sem ou com flecha simbolizava os produtos de 1ª qualidade.






1932


Uma pequena e primeira modificação no grafismo do leão foi necessária para a fim de atender necessidades do mercado propagandista da época.






1936


Neste ano, os automóveis da marca passaram a desfilar com este escudo, que trazia a cabeça do leão em destaque.








1950


Em 1950, a partir do período pós-guerra, é adotado o Leão símbolo da região de Franche-Comté que corresponde também ao Montbéliard, região de origem da família Peugeot.






1980


A partir da década de 80, a Peugeot reestilizou o desenho do leão, com a chamada lion fil, uma linha reforçada que passou a posicionar a marca Peugeot no patamar inconfundível.






1998


Na década de 90, a evolução dos produtos da marca exigiu o desenvolvimento de uma nova identidade visual que ao mesmo tempo exibisse o sentido de modernidade e também a fidelidade às raízes da marca. A esta identidade visual deu-se o nome de Lion Plein.






2002


Com a chegada de um novo milênio, a Peugeot evoluiu a partir da marca do leão, trazendo para a identidade elementos que garantissem um impacto visual maior, além de flexibilidade na aplicação. Acertou em cheio!






2010


O novo símbolo, mais simples no desenho, ganhou dinamismo com nova postura e novo movimento, além de apresentar uma interessante mescla com a metalização, que alia o aço e o brilhante. O primeiro veículo a utilizar o novo leão foi o Peugeot RCZ, que teve o lançamento no mercado europeu ainda no primeiro semestre de 2010.

Volkswagen




A qualidade dos veículos, o arrojo da tecnologia e, sem dúvida, a capacidade de entender o que o cliente deseja, transformaram a VOLKSWAGEN em uma marca próxima, amigável e perfeita para a sua vida. Mas acima de tudo, em uma marca onde a confiança é o maior pilar de relacionamento com seus consumidores.



Evolução do Logótipo
O logótipo da Volkswagen é bastante simples: um V em cima de um W, cercado por um círculo e um fundo azul. Ainda assim, este é um dos símbolos mais famosos do mundo.


A história do logótipo da Volkswagen é, na verdade, alvo de alguma controvérsia. A história oficial diz-nos que este logótipo foi, supostamente, o resultado de uma competição entre o pessoal do escritório da VW, na qual o vencedor ganharia 50 marcos. Essa pessoa seria Franz Xaver Reimspiess, o engenheiro que também melhorou o motor do Beetle em 1930. O logótipo foi registrado em 1938.



Todavia, o sueco Nikolai Borg reclama os direitos legais sobre o logótipo, afirmando que supostamente teria recebido ordens para começar a desenvolver o emblema VW em 1939. Borg tentou executar uma ação legal contra a VW para que pudesse reaver os direitos de autor, mas a ação não obteve resposta. Portanto, a história da Volkswagen ainda nos diz que o autor do logótpo é Reimspiess.



Desde então, o logótipo sofreu pequenas alterações ao longo do tempo: preto sobre branco, em seguida azul sobre branco e branco sobre preto ou azul. Foi adaptado às necessidades próprias e tecnologias da marca. No final, o azul era a cor escolhida e agora associada à identidade da Volkswagen: amigável, essencial e inovadora. Atualmente e desde o ano 2000, o logótipo tem uma aparência mais tridimensional, combinando os altos padrões da marca com a sua familiaridade.